HILTI E OTTOBOCK INOVAM COM SOLUÇÕES DE EXOESQUELETO PARA O SETOR DA CONSTRUÇÃO

Em 2021, a Hilti Portugal vai lançar a sua primeira inovação na área de ‘aumentação humana’ – o Exoesqueleto EXO-O1. Esta inovação será a primeira de um portfólio de soluções inovadoras em desenvolvimento para reduzir o esforço físico dos trabalhadores no setor da construção e aumentar a segurança no trabalho.

Para desenvolver o EXO-O1 a Hilti estabeleceu uma parceria com a empresa de medicina tecnológica Ottobock. Ambas as empresas possuem décadas de experiência nos seus respetivos campos e vão continuar a cooperar na área de investigação e desenvolvimento no futuro.

Os exoesqueletos são uma tendência importante com grande relevância para os nossos clientes. Estes proporcionam alívio em tarefas fisicamente exigentes, tais como as realizadas todos os dias em obra. O EXO-O1 trata-se de um modelo passivo que não exige alimentação elétrica. O peso dos braços é transferido para as ancas através de suportes para os antebraços, utilizando tecnologia de tração de cabos mecânicos. Estudos independentes e a investigação da Ottobock demonstraram que este reduz o pico de carga nos músculos e alivia os ombros em até 47 por cento.

Os exoesqueletos podem, consequentemente, contribuir significativamente para a proteção da saúde, particularmente no que diz respeito aos trabalhos realizados acima do nível dos ombros e elevados. No que diz respeito ao setor da construção, este está direcionado para atividades contínuas ou sequenciais. A fadiga também é reduzida. Como resultado, este tipo de trabalho pode ser executado ao longo de um período de tempo prolongado com muito mais produtividade.    

A longo prazo, o alívio de prevenção pode ajudar a reduzir as perturbações musculoesqueléticas relacionadas com o trabalho na área dos ombros. Estas são algumas das causas mais comuns de incapacidade dos trabalhadores no setor da construção e, consequentemente, representam um fator de custos significativo para as empresas e sistemas de cuidados de saúde.

Contacto Comunicação

Partilhe com a sua rede: