- Homepage
- Empresa
- Novidades e imprensa
- Notícias
- Construções sustentáveis
Dimensionamento das ancoragens em betão com o Eurocódigo
Um novo método para construções sustentáveis
A partir de março de 2019, o dimensionamento das ancoragens em betão está sujeito a uma nova norma: o Eurocódigo 2 parte 4.
Segurança, fiabilidade, sustentabilidade: o que irá alterar a norma NP EN 1992-4, relativa à conceção e ao cálculo dos elementos de fixação e ancoragens para betão?
François Régnier, Gestor de Marketing Técnico na Europa Ocidental de Fixação e Instalação da Hilti, ajuda-nos a esclarecer esta questão.
Qual é o contexto desta novidade regulamentar?
Historicamente, o dimensionamento das ancoragens em betão estava associada a uma série de recomendações formuladas pela Organização Europeia de Avaliação Técnica (EOTA), sob a forma de um guia de aprovação técnica europeia nomeado "ETAG". Com o conjunto das experiências adquiridas, desde março de 2019, o cálculo das ancoragens em betão é agora uma norma sustentada pela Comissão Europeia de Normalização (CEN): o Eurocódigo 2 na parte 4.
Qual é a função dos Eurocódigos e por que motivo desempenham atualmente uma função importante no setor da construção?
Os Eurocódigos são normas europeias de dimensionamento e de justificação das estruturas de construção e de engenharia civil. Permitem conceber construções de qualidade e controlar a sua conformidade, em termos de segurança e sustentabilidade. São obrigatórios para os mercados públicos e altamente recomendados para os mercados privados nos países pertencentes à União Europeia. Evidentemente, evoluem com o tempo, como a nova norma NP EN 1992-4 que implementa o cálculo das estruturas em betão e, mais especificamente, a conceção e o dimensionamento dos elementos de fixação para betão.
Qual é a posição da Hilti face a esta nova norma europeia em termos de fixação e o que oferece concretamente?
Mesmo se frequentemente invisíveis, as ancoragens em betão são amplamente utilizadas nos elementos estruturais e não estruturais da construção. Estão todas direta ou indiretamente associadas à segurança das pessoas ou da construção. A nova parte 4 do Eurocódigo 2 define precisamente para isso uma multitude de pontos cruciais: os tipos de fixação, as cargas de tração e de corte que atuam sobre estas fixações, os métodos de cálculo, a sustentabilidade das fixações, a resistência ao fogo, às cargas sísmicas, etc.
A Hilti cumpre atualmente todos os critérios definidos pela norma NP EN 1992-4, o que assegura às empresas, gabinetes de estudo, gabinetes de fiscalização e grandes investidores, fixações e ancoragens em conformidade com as novas exigências europeias. A qualidade Hilti corresponde perfeitamente à norma, o que constitui o melhor meio para prevenir as inconformidades e conceber, deste modo, fixações em total segurança para a sustentabilidade das construções. Tal é possível, nomeadamente, graças ao novo software de dimensionamento PROFIS Engineering que já considera várias exigências do Eurocódigo 2-4.
Esta norma é obrigatória?
Se os Eurocódigos estão especificados nas soluções do mercado, os trabalhos que não os apliquem não estarão em conformidade com o mesmo, com todas as consequências que isso implica. Se não for especificado, o cliente (empreiteiro ou mestre de obras) poderá acusar-nos de não termos utilizado as regras em vigor, se não tiver sido avisado e/ou se estas fossem mais favoráveis. Em caso de sinistro, o especialista e/ou o segurador poderá utilizar o mesmo argumento se for demonstrado que o cálculo com os Eurocódigos poderiam tê-lo evitado. Esta norma não é uma restrição, mas uma oportunidade para ganhar em termos de eficiência, confiança e segurança para as suas obras! Já é exigida por vários empreiteiros ou em grandes projetos de construção.
Quer saber mais sobre o Eurocódigo 2-4?
A Hilti, líder mundial nas tecnologias de fixação, implementou um dispositivo completo para informar os profissionais sobre a nova norma NP EN 1992-4, bem como ações de acompanhamento específico destinadas aos gabinetes de projetos e empresas: livro técnico, webinares, novo software PROFIS Engineering.