Ancoragem de expansão HST3
New productItem #r3987939
Ancoragem em cunha de máximo desempenho para cargas estáticas e sísmicas exigentes em betão fissurado (aço carbono)
- Material, corrosão: Aço carbono, zincado
- Formato da cabeça: Rosca externa
- Homologações/relatórios de teste: ETA, FM (Factory Mutual), Fogo, Sísmico
Características & Aplicações
- Ancoragens mais económicas e otimizadas – maior gama disponível de profundidades de embebimento e bordo e espaçamento flexíveis, possibilitando a execução de projetos mais económicos ao utilizar placas de base e braços de calha para fachadas mais pequenos
- Mais rápida e fácil de instalar corretamente – não requer limpeza do furo (M8-M20) e está pronta para o pré-tensionamento automatizado com uma ferramenta de binário adaptável Hilti Adaptive Torque (M8-M16)
- Apoio ao design disponível – use o PROFIS Engineering Suite para simplificar a esquematização das uniões de aço a betão ou contacte a Equipa de Técnicos Hilti local para obter aconselhamento sobre projetos mais complexos
- Inspeções mais facilitadas – marcação da cabeça com o tipo e comprimento da ancoragem para simplificar o controlo de qualidade após a instalação
- Ancoragem de expansão em aço carbono galvanizado para todas as fixações relevantes para a segurança no betão fissurado e não fissurado em ambientes corrosivos
- Todas as fixações relevantes para a segurança em condições de carga sísmica, categoria C1 para elementos não estruturais e categoria C2 para elementos estruturais
- Fixação de placas de base, corrimãos, sistemas de fachadas, maquinaria ou prateleiras a betão
- Indicadas para utilização em ambientes interiores secos
Dados técnicos
Documentos e Vídeos
As suas prescrições estão a ser devidamente aplicadas em obra?
Porquê e como controlar o torque de instalação
Perscreveu num projeto ancoragens de expansão ou elementos de suporte e não sabe se foram instalados corretamente em obra? A nossa chave de impacto inteligente garante-lhe um torque de aperto em conformidade com a documentação técnica.
Compreender os perigos de demasiado torque
Quando a ancoragem está demasiado apertada, o cone move-se demasiado fundo para dentro do anel de expansão. Isto gera elevadas forças de pré-esforço no betão, o que pode levar ao esmagamento do betão e reduzir as forças absorvidas pela fixação.
Podem então ocorrer dois tipos de fissuras prejudiciais:
- Microfissuras que, quando demasiado grandes, podem ser prejudiciais para o desempenho da ancoragem;
- Fissuras macroscópicas que podem ser escondidas debaixo da placa, tornando-as muito difíceis de detetar.
Dado que estas fissuras são difíceis de detetar, é complicado fornecer posteriormente um controlo de qualidade. Por esta razão, prescrever uma ferramenta que automaticamente assegure o torque correcto é essencial para assegurar um controlo de qualidade eficaz.
Compreender os perigos de danos prévios
Quando a ancoragem é excessivamente apertada, o cone vai demasiado fundo no anel de expansão, gerando uma pré-tensão elevada no betão.
Contudo, quando a ancoragem está longe da extremidade da laje, esta pré-tensão pode ser "absorvida" pelo betão circundante sem qualquer estrago.
Outro situação de quando a ancoragem é demasiado apertada, é a possibilidade do varão de aço poder ser danificado - ou mesmo partido - por uma tensão de torção excessiva.
O resultado: a carga de rotura do aço diminui acentuadamente sob tensão, corte ou uma combinação de ambos, até ao ponto de rotura.
A melhor maneira de proteger ancoragens compatíveis de danos invisíveis é especificar o Sistema de Controlo Adaptavel de Torque Hilti.
Compreender os perigos do torque insuficiente
Uma ancoragem mal apertada pode ser tão problemática como uma ancoragem apertada em excesso. Quando a ancoragem não está suficientemente apertada, o cone está numa posição incorreta. Não está suficientemente introduzido no anel de expansão para fornecer a força e o deslocamento aprovados.
Só quando a carga é aplicada é que a ancoragem se move e o cone é conduzido na direção certa. Por outras palavras, a ancoragem é instável e a sua força depende apenas da carga aplicada. Nestas condições, a força máxima pode ser atingida, mas o deslocamento é excessivo.
É extremamente fácil evitar esta instabilidade da ancoragem, utilizando uma chave de impacto com ajuste de torque.
Ferramentas necessárias para verificar o torque de aperto
Chave de impacto SIW-6AT-A22
Chave de impacto a bateria para instalação de buchas de expansão metálicas com controle de torque
EncomendarAncoragem de expansão HST
Ancoragem de expansão de alto desempenho para aplicações sísmicas e de betão fissurado
EncomendarSoftware de documentação
Transfira gratuitamente o nosso software para realizar relatórios de instalação do módulo SI-AT-A22
Transferir o software