Aviso de Seguranca sobre fulminantes

Aviso de Seguranca sobre fulminantes de qualidade inferior aos da Hilti

Os sistemas Hilti de fixação direta a fulminante têm sido utilizados com sucesso há mais de 60 anos nas obras de construção em todo o mundo. 

Para nós, a segurança das pessoas é essencial. Os fulminantes de qualidade inferior podem não queimar na totalidade e acumular pólvora por arder no interior das ferramentas de fixação direta a fulminante. Acontece raramente, mas a acumulação de pólvora por arder em cartuchos de qualidade inferior pode fazer explodir a ferramenta, podendo causar lesões graves no operador e em quem estiver por perto.

A Hilti definiu há muito tempo especificações técnicas para garantir normas de elevada qualidade nos nossos cartuchos e evitar níveis perigosos de acumulação de pólvora. Todos os cartuchos de fulminantes Hilti são testados segundo estas normas para garantir que são usados em segurança nas ferramentas de fixação direta a fulminante Hilti. A Hilti não tem qualquer controlo na conceção, fabrico, ensaio ou modificação dos fulminantes de outras marcas. Consequentemente, não é possível à Hilti monitorizar e testar continuamente todos os fulminantes existentes no mercado e assegurar que a sua utilização nas ferramentas Hilti é segura. Por conseguinte, reforçamos uma vez mais a recomendação nos Manuais de Instruções Hilti para usar apenas cartuchos Hilti ou de qualidade equiparável em todas as ferramentas Hilti de fixação direta a fulminante.  

No mínimo, os cartuchos têm:

  • De ser confirmados pelo fornecedor quanto à aprovação em testes realizados segundo a norma da UE EN 16264:2012;
  • Ou ostentar a marca de conformidade CE, obrigatória nos países da União Europeia a partir de julho de 2013. 

Nota:

  • Todos os cartuchos Hilti para Ferramentas de Fixação Direta a Fulminante foram testados com êxito segundo a norma EN 16264.
  • Os testes da norma EN 16264 são ensaios de combinações específicas de cartuchos e ferramentas e são realizados por entidades certificadas.  

A designação da ferramenta, o nome da entidade certificadora e o número do ensaio são impressos na embalagem dos cartuchos.

Partilhe com a sua rede: