Estação total PLT 300 e robot de perfuração Jaibot da Hilti numa obra a executar uma instalação MEP.

Robô de perfuração para projetos de instalação

Aumente a velocidade, a segurança e a precisão com o Jaibot e o BIM

E se fosse possível automatizar totalmente o fluxo de trabalho de construção indo além do simples planeamento digital? E se um robot pudesse executar trabalho repetitivo, ajudar a reduzir o risco de erro humano e concluir projetos MEP com mais rapidez, mais segurança e mais precisão? O BIM já ajudou a reduzir a complexidade de forma considerável. Agora com o planeamento digital como base, o robô de perfuração semiautónomo Jaibot está a elevar as aplicações de instalação em tetos e paredes para o nível seguinte, com ganhos de produtividade significativos.

A solução Jaibot

O future da construção

Fique em vantagem com o robô de perfuração semiautónomo

  • Um robô de construção para aplicações de instalação mecânica, elétrica e de canalização (MEP) bem como, acabamentos de interior (IF)
  • Marcação e perfuração semiautónoma em paredes e tetos de betão ou tetos metálicos ondulados
  • Um sistema completamente sem fios que pode funcionar até 8 horas entre ciclos de carregamento
  • Despoeiramento incorporado com vácuo VC 10-22 de alto desempenho
  • Um sistema inteligente fácil de usar que não requer competências especializadas para operar
  • Serviço de reparação e manutenção disponível

 

Jaibot

Como funciona o Jaibot?

Instalações MEP e acabamentos de interior mais eficientes e produtivos

O robot de perfuração semiautónomo Jaibot torna os seus projetos de instalação mais produtivos. Utilizando um plano digital, o robot assume a execução do projeto e é possível utilizar os mesmos dados para acompanhar o progresso e o estado do projeto de instalação. Uma vez que o robot marca e, em seguida, perfura os furos de acordo com o plano, o trabalhador de construção tem menos necessidade de realizar tarefas cansativas e repetitivas, como a perfuração em altura. A sua força de trabalho só tem de operar o Jaibot – o nosso novo robot de construção.

Teto de betão e robot de construção a perfurar num local de trabalho.

Perfuração mais precisa

Aproveite as vantagens da construção dgitalizada

Com o BIM e a planificação digital, os engenheiros contribuem para um processo de construção mais eficiente, que resulta numa redução de problemas em obra, e produzem o design ótimo do sistema. Um robô de construção utiliza os mesmos dados para a execução do trabalho. Todos podem automatizar as suas obras com o Jaibot, seguindo estes passos, por exemplo:

  • Carregue os dados do Autocad ou do Revit para a Hilti Cloud
  • Importe o ficheiro de trabalho através do robusto tablet PLC 400 para aplicações de configuração
  • Coloque o Jaibot junto de uma estação total Hilti
  • Se necessário, o Jaibot pode scanear o seu trajeto antes de perfurar para identificar obstáculos como canalizações e vigas

Em seguida, o robot de construção perfura milhares de furos autonomamente de acordo com o plano digital de perfuração, resultando numa precisão de perfuração bastante superior graças a este processo digitalizado.

Trabalhador de construção a utilizar com segurança o robot de perfuração de tetos Jaibot num local de trabalho

Obras mais seguras

Reduzir as áreas de risco em obra e aliviar a escassez de mão-de-obra

O trabalho em altura para a instalação MEP pode ser cansativo, difícil e demorado para os seus trabalhadores. E em tempos de escassez de mão de obra especializada no setor da construção, cuidar bem da sua equipa é uma prioridade máxima. Para a sua equipa, trabalhar com um robot de construção ajuda a reduzir os riscos associados aos projetos no respetivo local de trabalho. Agora passam a ter como função operar o Jaibot, configurar a estação total e garantir que o Jaibot consegue executar o trabalho.

Jaibot Hilti

Menos erros de planificação

Aumentar a qualidade e reduzir o retrabalho com o planeamento digital integral.

Os dados digitais podem ser muito precisos, mas, apesar de tudo, podem existir determinados riscos potenciais inerentes às instalações MEP.

  • A coordenação de vários empreiteiros pode ser difícil, e os projetos apresentam frequentemente uma qualidade de instalação fraca. A coordenação de diferentes aplicações também pode ser dispendiosa. Um robot de construção pode ser mais rápido e mais preciso porque perfura autonomamente os furos de acordo com o plano digital. 
  • A localização, a profundidade e o diâmetro do furo são definidos pelo plano de perfuração, resultando em menos erros, mais precisão e furos mais perfeitos. Durante a marcação e a perfuração, o Jaibot sincroniza automaticamente com o sistema. O estado atual do projeto pode ser acompanhado em tempo real para efeitos de documentação.

O Jaibot sincroniza automaticamente o seu progresso para o sistema e para a cloud Hilti para o planeamento de tarefas subsequentes, documentação em tempo real, exportação de dados e impressão.

Como é que a Hilti pode ajudar ao longo do seu projeto

Software para o desenho eficiente de MPEs

Conceba sistemas de apoio modular com o software de desenho de construção de instalação PROFIS da Hilti, aplicações e objetos BIM.

Saiba mais sobre o software PROFIS

Serviços BIM para facilitar o desenho

Ajuda a aumentar a produtividade e a precisão posicionando os pontos de fixação do suporte MEP na estação total. 

Leia mais sobre os Serviços Integrados de Design

Pré-fabricação para simplificar a instalação

Os apoios modulares da Hilti podem ser pré-cortados, adaptados e pré-montados no local de trabalho para uma instalação mais rápida e mais segura.

Leia mais sobre pré-fabrico

Partilhe com a sua rede: